Brasil Pelo Meio Ambiente

O QUE É

A meta de redução da intensidade de emissões na geração faz parte dos compromissos ESG da Neoenergia. A estratégia de negócios da empresa é orientada para acelerar a transição energética justa em direção à neutralidade climática, oferecendo um modelo de negócio limpo, confiável e inteligente. A Neoenergia assumiu o compromisso de reduzir a intensidade de emissões na geração de energia, de 61 gramas de CO2e por kWh, verificados em 2021, para 36 gramas de CO2e por kWh em 2025 e 20 gramas de CO2e por kWh em 2030, com o objetivo de alcançar a neutralidade em carbono antes de 2040. Para cumprir esse compromisso, a empresa continuará promovendo um modelo de negócios totalmente integrado, voltado para a geração de energia renovável e a digitalização, associado a um plano de investimentos para um futuro com zero carbono.
Relatório de Sustentabilidade da empresa com os principais resultados do projeto: https://www.neoenergia.com/documents/d/guest/relatorio-anual-de-sustentabilidade-2023-neoenergia

Resultados e Objetivos

Objetivos
  • Promover a diversificação das fontes de energia dos negócios e operações da empresa para energia limpa;
  • Gerar novas alternativas de energia limpa para comercialização/venda para terceiros.;
Resultados:
O valor de 2023, assim como o de 2022 (1,3 gCO2e/kWh), refletem anos atípicos. No ano de 2022, a termelétrica Termopernambuco, de ciclo combinado a gás natural, não entrou em operação para fins comerciais. Em 2023, em virtude de despachos do ONS, a usina entrou em atividade por poucos dias nos dois últimos meses do ano.
Entre 2017 e 2023, a intensidade de emissões por quilowatt de energia gerada recuou de 128 gCO2e/kWh para 3,6 gCO2e/kWh. O valor de 2023, assim como o de 2022 (1,3 gCO2e/kWh).

ODS

Certificação Externa

Não

Compromissos internacionais

Compromissos Nacionais

MAIS INFORMAÇÕES

Meta de redução da intensidade de emissões da geração

pt_BRPT