Brasil Pelo Meio Ambiente

O QUE É

O projeto compreende a instalação, concluída em 2015, de uma nova Estação de Tratamento de Efluentes na usina de beneficiamento de leite localizada no município de Bela Vista de Goiás/GO. O sistema de tratamento existente foi todo reestruturado, com a inserção de um reator anaeróbio de baixa taxa no fluxo do processo do sistema de tratamento. O reator possui capacidade para tratar uma vazão de 230m³/h de efluentes com alta carga orgânica.

 

O novo sistema permitiu reduzir a pegada de carbono a partir da captação do metano gerado na etapa do tratamento anaeróbio, gerando biogás que é aproveitado como combustível nas caldeiras para geração de energia térmica. Além disso, foi reduzida a quantidade de resíduos (lodo) gerados no processo e melhorada a qualidade do efluente lançado no corpo hídrico, pois o sistema atinge a eficiência de 99% de remoção de carga orgânica.

Resultados e Objetivos

 

O aproveitamento do biogás gerado na unidade evitou a emissão de cerca de 32 mil toneladas de CO² e, somente no último ano.  Aproximadamente 48.700 árvores de eucalipto reflorestado foram poupadas de serem usadas como lenha nas caldeiras, devido ao uso do biogás na filial de Bela Vista de Goiás em 2022.

 

Outra vantagem do sistema é a elevada eficiência no tratamento de carga orgânica, que chega a 99% no caso da remoção da Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO). Com o tratamento, cerca de 20 toneladas de resíduos são evitadas diariamente. Além disso, são recebidos resíduos lácteos de outras empresas da região, garantindo uma destinação ambientalmente adequada. Destaca-se também que o lodo anaeróbio que deve ser removido a cada seis a oito anos possui grande aptidão para reaproveitamento agrícola.

ODS

13. Ação contra a mudança do clima , 6. Água potável e Saneamento , 9. Indústria inovação e infraestrutura

Certificação Externa

Não

Compromissos Nacionais

Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS)

MAIS INFORMAÇÕES

Nova ETE do Laticinios Bela Vista

pt_BRPT