Brasil Pelo Meio Ambiente

O QUE É

Em 2016, foi criado um suporte descartável para sacos de lixo, feito de papelão reciclado, reciclável, higiênico, econômico, fácil de montar e resistente à água. Disponível em três tamanhos, o produto permite a impressão de mensagens educativas e logomarcas. Entre 2018 e 2023, a iniciativa esteve presente em mais de 590 eventos em escolas, residências, parques, praias, shows e feiras, impactando diretamente 5,4 milhões de pessoas e indiretamente 28,7 milhões. Foram produzidos cerca de 600 mil suportes, evitando que 1.776 toneladas de resíduos fossem descartadas em aterros ou lixões.

O projeto focou em duas vertentes educativas ambientais. Nas escolas, kits contendo sacos de lixo e suportes foram entregues aos professores, que repassaram aos alunos, ensinando-os sobre a importância da separação de resíduos sólidos na fonte geradora. Em casa, os alunos, com a participação dos pais, montaram os suportes e separaram resíduos. Os sacos retornavam à escola, sinalizando o conteúdo coletado, que era vendido em parceria com cooperativas locais, revertendo parte dos recursos em livros, material escolar e cestas básicas.

Em 2021, com a conquista do 2º lugar no Climaton Sertãozinho Bioma, foi implementada a criação do Kit Niltex Domiciliar. Um projeto-piloto foi iniciado, onde os moradores de uma cidade receberam os kits, e um coordenador local foi escolhido para facilitar a comunicação por meio de grupos de WhatsApp. Os resultados foram imediatos, com a coleta de vidro, por exemplo, passando de 1,1 tonelada em maio para 2,5 toneladas em junho, em apenas um bairro. Esse sistema dignificou o trabalho dos catadores, aumentou a renda, retornou mais matérias-primas à indústria, preservou o meio ambiente e gerou empregos no município.

O projeto recebeu diversos reconhecimentos: 1º lugar no Prêmio CIESP, 3º lugar no Prêmio Plástico Sul em 2021, e o selo de Cidades Inteligentes da ANAMMA em 2022. Em 2023, foi premiado com o 1º lugar na categoria Startups do Prêmio Consciência Ambiental IMMENSITÀ, além de ser apresentado na COP28 como exemplo de boas práticas ambientais. Em março de 2024, o projeto foi destaque no programa “Pequenas Empresas Grandes Negócios” da Rede Globo.

Com foco em empreendedorismo, dignidade e aumento da reciclagem, o projeto Niltex busca fortalecer o trabalho dos catadores e elevar os índices de reciclagem.

Resultados e Objetivos

Os principais resultados alcançados:
– de 2017 á 2024- 900 ações
– Pessoas impactadas diretamente pelas ações- 5, 7milhões
– Pessoas impactadas indiretamente pela Mídia – 28,3 milhões de pessoas – Rege Globo ( Fátima Bernartes), Tv Record, Tv Bandeirantes, Uol e Tv Paraíba, Jornais, Mídias Sociais, publicações, Anais de Congressos.
– Quantidade de resíduos recolhidos com destinação correta- 1776 toneladas.
– Quantidade de Niltex Produzidos- 700 mil suportes
– Geração de renda para as cooperativas
– Economia 6x maior com a Metodologia Niltex, quando comparada com a tradicional, avaliando-se o transporte de resíduos para aterro e a varrição das ruas da cidade.
Prêmios:
– 2018- Menção honrosa ONU
– 2019- 2° lugar de melhor Startup do Brasil, no 49° Congresso Nacional de Saneamento da ASSEMAE;
– Prêmio de Voluntário do Ano da ABRAPS;
– 2020- 3° lugar no Climaton Santos;
– 2021- 2◦ lugar no Climaton Bioma Sertãozinho;
– 1° lugar na Categoria Empresa de Pequeno Porte da CIESP Limeira;
– 3° lugar no Prêmio Plástico Sul de Sustentabilidade e Inovação.
-2022- Título: Atitude Cidadã 2022 – Instituto Lixo Zero Brasil
– Prêmio Consórcio PCJ – “Óscar da Água 2022“- Semifinalista
( Ambipar, Startup Niltex, Propark Paisagismo e Ambiente Ltda, BRK Ambiental e Viraser Negócios de Impacto Ltda )
– Selo Verde Internacional de Ações Sustentáveis no II FICS- Fórum Internacional de Cidades Sustentáveis – ANAMMA
– 2023- 1°lugar no Prêmio Consciência Ambiental Immensità
– Carta de Agradecimento da República de Angola
– Selo de Reconhecimento Prêmio SESI ODS Paraná
– Homenagem Esportiva e Esportes Marciais- Arte Sambo
– Palestra Reciclagem – Avanços e Desafios para o Desenvolvimento do Setor- Câmara dos Deputados, Ministros e Senadores- 13/06/2023.
– AMCHAM – Brasil pelo Clima – COP 28, em Dubai – Participação 8/12 Pavilhão do Brasil, na Blue Zone.

ODS

Certificação Externa

Não

Compromissos internacionais

Compromissos Nacionais

Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS)

MAIS INFORMAÇÕES

Projeto Niltex- Separação de Resíduos Sólidos ANTES da Coleta Seletiva- Renda, Dignidade e Empregos