O QUE É
O REDD+ Cerrado é um projeto de certificação de créditos de carbono REDD+ fora do bioma amazônico no Brasil. O programa, no Legado Verdes do Cerrado, foi co-desenvolvido pela Reservas Votorantim e CBA, em parceria com as consultorias de projetos ambientais ERA e ECCON. Como parte de suas iniciativas de conservação da biodiversidade, a CBA é proprietária do Legado Verdes do Cerrado, reserva particular localizado em Niquelândia (GO), com uma área de cerca de 32 mil hectares.
De propriedade da CBA –Companhia Brasileira de Alumínio e gerida pela Reservas Votorantim, as iniciativas nesta área buscam conciliar a conservação do bioma à geração de negócios da nova economia, contribuindo para o desenvolvimento local, a geração de renda para comunidades, a redução dos efeitos das mudanças climáticas, a segurança alimentar, a pesquisa e a inovação na conservação da biodiversidade, além da disseminação de boas práticas de uso do solo e tecnologias mais sustentáveis. O REDD+ Cerrado abrange um bioma que está em franca degradação, impulsionado pelo avanço da fronteira agrícola. O projeto foi desenvolvido de forma que outros proprietários de terras no bioma possam se pautar na metodologia e, também, gerar créditos de carbono em suas áreas, promovendo um grande impacto para a região em termos ambientais e sociais.
Resultados e Objetivos
O objetivo do projeto da empresa é garantir a preservação de áreas florestadas. Na primeira emissão, foram gerados 316 mil créditos, referentes ao período de 2017 a 2021.
ODS
Certificação Externa
Compromissos internacionais
Compromissos Nacionais
MAIS INFORMAÇÕES