Brasil Pelo Meio Ambiente

O QUE É

O Projeto de Transição Energética promove a substituição de gás natural para biomassa na produção de vapor nas plantas da Ingredion no Brasil, além de migrar do mercado cativo de energia para o mercado livre, atingindo 100% de energia renovável na operação nacional. O projeto acontece em todas as plantas da empresa no Brasil, sendo a instalação das caldeiras de biomassa nas plantas de Cabo de Santo Agostinho/PE, Mogi Guaçu/SP e Balsa Nova/PR; e a compra de energia elétrica renovável nas três plantas supracitadas e também na planta de São Gonçalo/RJ.  

 Esse é um projeto em parceria entre a Ingredion e a ComBio. 

Resultados e Objetivos

O projeto tem o objetivo de substituir o uso de Gás Natural por Biomassa, além de migrar do mercado cativo de energia para mercado livre, usando fonte de energia 100% renovável a partir de 2024. Ao final desse processo de substituição das caldeiras, estima-se uma redução de 60% das emissões diretas. Portanto, o projeto contribui para o objetivo global de redução de 28% das emissões diretas da empresa até 2030, visando diminuir o impacto das operações sobre o meio ambiente. Além disso, vê-se o apoio ao desenvolvimento da economia local pela aquisição de biomassa local e por aumentar a geração de empregos na região com a construção dessas novas caldeiras. Na unidade em Cabo de Santo Agostinho (Pernambuco), já é gerada energia a partir da caldeira à biomassa. Na unidade em Mogi Guaçu (São Paulo) e em Balsa Nova (Paraná) a empresa já substituíram o gás natural por biomassa, resultando em uma redução de mais de 54% no uso de gás natural.  

 

Os esforços da Ingredion em 2023 foram reconhecidos externamente com a conquista do Prêmio Amcham Eco e do Prêmio Ética nos Negócios pelo Projeto de Biomassa de Energia Limpa no Brasil. A empresa também foi convidada a fundar o Hub de Descarbonização da Amcham. 

ODS

12. Consumo e Produção Sustentáveis , 13. Ação contra a mudança do clima , 7. Energia limpa e acessível

Certificação Externa

Não

Compromissos internacionais

Compromissos Nacionais

MAIS INFORMAÇÕES

Transição na Matriz Energética para fontes renováveis – 2024