Brasil Pelo Meio Ambiente

Redução do impacto da frota

3M

O QUE É

O projeto de Redução do Impacto da Frota 3M nasceu em 2020 com o objetivo de reduzirmos a pegada de carbono do transporte terrestre de nossos funcionários. 

Trabalhamos em diversas frentes, sendo elas: 

– Compensação: 

Calculamos o nosso inventário de transporte terrestre de nossos funcionários para o ano de 2021, em parceria com a consultoria Ecouniverso. Foi feito um processo de auditoria desses dados, com a Certificadora Rina. Constatamos um inventário de 2,3 mil ton de CO2. Posteriormente trabalharemos com projeto de neutralização de carbono, compensando o montante emitido para o período referido. Tal iniciativa será conduzida anualmente pela 3M.  

– Redução de Emissões: 

Atualização da política de abastecimento, indicando a obrigatoriedade do uso de etanol sempre que disponível, independentemente do custo e da variação do valor do etanol versus gasolina; 

Implementamos 2 unidades do Nissan Leaf 100% elétrico. Localizados na nossa matriz de Sumaré, o objetivo é fornecer aos funcionários a oportunidade de contribuir com a redução de emissões de gases de efeito estufa durante suas viagens entre os sites de Itapetininga e Ribeirão Preto, além de visitas a campo. Criamos um aplicativo onde o usuário pode reservar o veículo, saber o custo a ser debitado referente à energia elétrica e ainda, oferecer e/ou solicitar carona para outros 3Mistas.  

Passamos a indicar a lavagem a seco/ecológica, também independente do custo, sempre que disponível na localidade do usuário. A lavagem com água tradicional é permitida apenas 1 vez por trimestre. Qualquer exceção deve ser comunicada no sistema de reembolso e aprovada pelo gestor. 

 O projeto está em execução. 

O projeto faz parte de uma iniciativa net-zero da empresa, com prazo previsto para 2050. 

O projeto possui certificação externa – Certificadora Rina 

Resultados e Objetivos

As atualizações de política a respeito de uso de etanol e lavagem a seco/ecológica já foram implementadas. 

Os carros elétricos já estão em uso pelos funcionários, com resultados positivos a respeito da experiência de uso. Até a outubro/2022, calculou-se que 3 ton de CO2 deixaram de ser emitidas, com o uso dos carros elétricos. 

A neutralização das emissões de 2021, de 2,3 mil ton de CO2, está prevista para ser concluída em dezembro de 2022.