Resgate de plântulas nativas em talhões comerciais de eucalipto
CMPC Brasil
O QUE É
Projeto de restauração de áreas degradadas por meio de método de resgate de plântulas nativas que permite ao máximo o aproveitamento do potencial de autorregeneração do local.
Trata-se do resgate de mudas que nascem no sub-bosque dos talhões de eucalipto. Atualmente, 80% do total de mudas plantadas nas áreas em processo de recuperação já provém desta fonte. A técnica do resgate é simples e pode ser copiada em qualquer propriedade rural, mas precisa respeitar as restrições da Legislação Ambiental – não é permitido retirar mudas de áreas de preservação permanente, por exemplo.
Depois da coleta e transporte cuidadoso, as mudas vão para um viveiro, as espécies são identificadas e as mudas são cuidadas com irrigações periódicas e adubações até estarem prontas para o plantio no campo, variando em função da espécie.
O projeto é operacional e contínuo, e seguirá em execução.
O projeto possui certificação externa – Manejo Florestal FSC e CERFLOR
Resultados e Objetivos
-Anualmente, são resgatadas cerca de 4.500 mudas.
– 300 hectares receberam mudas.
Todavia, mais do que área de restauração em hectares, o projeto também prevê o enriquecimento da biodiversidade de flora local dessas áreas restauradas e o resgate/preservação de patrimônio genético oriundo das regiões onde ocorre.