Brasil Pelo Meio Ambiente

O QUE É

Desde 2011 o projeto buscou evitar a destinação do resíduo de borracha (vulcanizada e não vulcanizada) para aterros industriais. Essa iniciativa promove a economia circular uma vez que resíduos, anteriormente destinados a aterros, retornam para a cadeia produtiva através da fabricação de novas peças e artefatos de borracha.

 

Para tanto, novas tecnologias, novos tipos de moldes, novos parâmetros de produção e uma série de outras ações foram implementadas e fizeram com que a geração de resíduos fosse bastante reduzida. Foram desenvolvidas novas alternativas, como o reaproveitamento dos resíduos não-vulcanizados e o incentivo aos trabalhos voltados ao reaproveitamento.

 

 Por fim, foi encontrado um parceiro atuante no segmento de reciclagem para a destinação dos resíduos restantes do processo produtivo. Foram conduzidas reuniões técnicas, auditorias, análise de amostras e adaptações no processo fabril. Antônio Teixeira, Gerente de Qualidade de operação em Gravataí, há 15 anos na Dana, destaca que havia uma meta em comum entre as duas empresas, que resultou numa parceria que está motivando os colaboradores das duas empresas e promete resultados ainda mais positivos. Neste processo de ganha-ganha, quem mais ganha é o planeta

Resultados e Objetivos

O projeto foi implementado e hoje possui a capacidade de processamento de 158 ton de resíduos reciclados ao ano, com o seguinte cronograma:

Reciclagem de 100% de resíduos de borracha vulcanizada – Conclusão: Fevereiro 2011

Reciclagem de 100% de resíduos de borracha não vulcanizada – Conclusão: Mai 2017

Reciclagem de 100% de resíduos de metal borracha – Conclusão: Mai 2017

Zerar envio de resíduos de borracha para aterros industriais – Conclusão: Mai 2017

Fim da responsabilidade legal sobre novos passivos ambientais da empresa – Conclusão: Mai 2017

Parcerias formadas para prolongar o ciclo de vida da borracha – Conclusão: Fevereiro 2011

Fomento da indústria da reciclagem, com a criação de empregos diretos e

indiretos – Conclusão: Fevereiro 2011

Redução dos gases de efeito estufa (redução de consumo de recursos naturais, destinação em aterros industriais e transporte de cargas) – Conclusão: Mai 2017

Redução de dos custos na gestão de resíduos de borracha (transporte e destinação) – Conclusão: Janeiro / 2021

Saiba mais

pt_BRPT