Brasil Pelo Meio Ambiente

O QUE É

O projeto, criado em 2015, tem como objetivo preservar a arborização urbana, por meio da identificação e substituição de árvores por espécies mais adequadas para o convívio com a rede elétrica. 

Por meio dessa iniciativa, a CPFL e as Prefeituras parceiras trabalham em conjunto para identificar árvores que sejam incompatíveis com os equipamentos urbanos (como redes de energia, telefonia, internet, água, calçadas, iluminação pública) e que possam trazer riscos de acidentes com a população por choques elétricos ou queda das árvores. 

Essas árvores são substituídas de forma gradativa por árvores de espécies adequadas à arborização urbana, sendo que a quantidade de mudas plantadas é sempre superior ao de árvores substituídas, respeitando as normativas legais vigentes nos municípios. 

 A CPFL custeia todo o processo de substituição da árvore identificada como inadequada, e a logística de manejo das novas mudas. O plantio é realizado pelas Prefeituras em parceria com a CPFL, enquanto o acompanhamento do desenvolvimento das mudas é realizado somente pelas Prefeituras associadas ao programa através da gestão da arborização municipal. 

3 O projeto está em execução. 

O projeto possui certificação externa – ISO 14001 e 9001 com auditoria Bureauveritas 

Resultados e Objetivos

Nos sete anos, até então, de atuação do programa, foram investidos recursos nos processos de substituição de árvores, contratação de fornecedores, aquisição e plantio das mudas, e em materiais de mídia do programa. 

Desde a sua criação em 2015 até dezembro de 2021, a CPFL atendeu 87 municípios com as iniciativas do programa Arborização + Segura. 

MAIS INFORMAÇÕES