Caldeira Biomassa
CBA
O QUE É
O projeto, com implementação na Refinaria de Alumina e em parceria com a Combio Energia, teve como objetivo substituir o gás natural ou o óleo utilizado para o aquecimento das caldeiras, por biomassa de cavaco de madeira de eucalipto proveniente de área de reflorestamento.
Essa Refinaria é uma das primeiras no mundo a usar 100% de vapor originado desse biocombustível. Além de contribuir para a redução de emissões, a biomassa tem custo menor do que o dos combustíveis fósseis.
A partida na caldeira ocorreu em 2020, mas 2021 foi o primeiro ano em que ela operou de forma contínua de janeiro a dezembro. A experiência da CBA com essa caldeira foi selecionada pelo Ministério do Meio Ambiente para uma apresentação sobre transição energética durante a COP26, conferência das Nações Unidas sobre o clima, realizada na Escócia em novembro de 2021, como um dos bons exemplos da indústria do alumínio na gestão das mudanças climáticas.
O projeto possui certificação externa
Resultados e Objetivos
Até o fim de 2021, foi evitado o consumo de 165 milhões de m³ de gás natural, o que equivale a emissão de 342 mil toneladas de CO2e, considerando os ganhos desde a partida da caldeira.
Mais Projetos da CBA