Brasil Pelo Meio Ambiente

Prevenção de incêndios florestais em Unidades de Conservação 

CPFL Energia

O QUE É

O Projeto, criado em 2020, tem por objetivo minimizar os riscos e impactos relacionados aos incêndios florestais próximos às redes elétricas em Áreas Protegidas e seu entorno, considerando não somente os prejuízos causados pela interrupção do fornecimento de energia, mas também aqueles causados pela perda de áreas de vegetação nativa.  

O projeto foi, então, estruturado em diversas ações inter-relacionadas: 

  1. Mapeamento das redes elétricas dentro ou próximas às Áreas Protegidas;
  2. Avaliação de alternativas para minimização de riscos próximos a Áreas Protegidas, com modernização ou retirada das redes e intensificação de manutenções preventivas nessas áreas;
  3. Revisão de procedimento interno relativo ao fluxo de comunicação e modelo de relatório para incêndios florestais;
  4. Monitoramento dos incêndios e alinhamento de ações junto aos gestores das Áreas Protegidas;
  5. Ações de comunicação com a população, para conscientização sobre a necessidade de evitar incêndios florestais;

6.Reforço na comunicação com os gestores das áreas protegidas e disponibilização de informações para revisão nos planos de prevenção de incêndios florestais 

Resultados e Objetivos

O projeto foi iniciado em 2021 com os primeiros levantamentos, e tem previsão de conclusão em 2023. 

No desenvolvimento dos trabalhos, foram mapeadas 25 Áreas Protegidas na área de concessão de CPFL Paulista. Em 11 dessas Áreas Protegidas, há redes elétricas atravessando seu interior ou passando em seus limites. 

As ações de modernização ou retirada das redes foram iniciadas em 2022, com previsão de conclusão das obras em seis Áreas Protegidas neste mesmo ano; as outras cinco áreas serão objeto de obras em 2023. 

Todas as ações desenvolvidas tiveram a parceria dos gestores das Unidades de Conservação, em especial da Fundação Florestal, órgão do Governo do Estado de São Paulo responsável pela gestão de diversas Unidades de Conservação no Estado.