Brasil Pelo Meio Ambiente

Projeto Morizukuri - "Criando florestas para todos e para sempre"

Toyota do Brasil

O QUE É

O objetivo desse projeto foi formar um cinturão verde no entrono da Ecofactory da Toyota do Brasil em Sorocaba-SP. Para o desenvolvimento desse projeto, foi adotado o método Miyawaki, que promove a aceleração do crescimento das mudas 10x mais rápido que as metodologias tradicionais, formando uma floresta “adulta” em 10 anos ao invés de 100 anos, tempo esse que uma floresta leva para crescer em condições naturais. 

 

O projeto teve início em 2011 com o plantio de árvores de  diferentes espécies nativas, na fábrica em Sorocaba-SP. Esse plantio foi realizado voluntariamente e com a participação de colaboradores, fornecedores, concessionários e comunidade local. A metodologia Miyawaki, tem quatro princípios essenciais: solo fértil, diversidade, densidade e competitividade. O objetivo é simular uma floresta natural utilizando suas características fundamentais para acelerar o seu processo de crescimento. Um exemplo é o plantio de três mudas por metro quadrado ao invés de apenas uma. 

 

As mais de 143 espécies arbóreas que fazem parte da floresta foram escolhidas após estudos das espécies nativas da região de Sorocaba-SP, apontarem quais apresentavam maior potencial de germinação. Entre elas estão Jequitibá Rosa, Cedro, Paineira, Aroeira Pimenteira, Guapuruvu, Goiabeira, Ipê, entre outras. 

 

Resultados e Objetivos

Perto de completar 11 anos de existência, o projeto tornou-se um laboratório vivo, proporcionando a execução de estudos na área ambiental e o desenvolvimento da pesquisa científica.  

 

Foram plantadas 134 mil árvores de 143 espécies diferentes. 

Calculou-se uma captura de 1,7 Mil Toneladas de CO2 Equivalente 

 

Em parceria com universidades, já auxiliou na formação de mais de 100 estudantes e foi tema de 12 teses mestrado, doutorado e pós-doutorado, um capítulo de livro, um Manual de Plantio, um Protocolo de Monitoramento e em notas inéditas sobre pragas e insetos em espécies florestais, além de possibilitar a pesquisa em silvicultura (ciência que estuda os métodos naturais e artificiais de regenerar e melhorar os povoamentos florestais).