Brasil Pelo Meio Ambiente

Técnica de plantio de mudas altas

CBA

O QUE É

O projeto tem o objetivo de acelerar o restabelecimento da flora criando áreas para ampliação da fauna, nas áreas de restauração florestal da CBA na Zona da Mata Mineira.  

O projeto desenvolveu uma técnica de plantio de mudas altas de espécies nativas da Mata Atlântica a partir de um dos principais desafios encontrados na restauração florestal: a competição entre mudas de nativas e gramíneas. As nativas sofrem com a competição das espécies invasoras agressivas, como a braquiária, o que resulta, geralmente, em elevadas taxas de mortalidade das mudas plantadas. Para evitar tal situação, mudas mais altas – com altura média de 2,5 metros, cinco vezes maior do que o padrão (cerca de 50 cm) – estão sendo plantadas nas áreas de reflorestamento da CBA. 

O projeto traz diversos benefícios para as comunidades no entorno da Companhia, para os viveiristas da região criando um nicho de mercado, para o meio ambiente propiciando a aceleração dos processos de restauração florestal e meio acadêmico, fomentando o desenvolvimento de tecnologias em conjunto com os viveiristas locais e os diversos setores da indústria.  

Resultados e Objetivos

Até o momento, foram plantadas mais de 90 mil mudas altas nas áreas de restauração florestal da CBA na Zona da Mata Mineira. As raízes das mudas altas analisadas, com idades entre 7 e 19 meses, apresentaram desenvolvimento de 65 cm de comprimento em algumas espécies, sem restrição de crescimento.