Brasil Pelo Meio Ambiente

Produção de Basica Pro

Mosaic Fertilizantes

O QUE É

Anualmente, o Complexo Industrial de Uberaba produz 80.000 toneladas de ácido fluossilícico. 
Deste volume produzido, pelo menos 50% são descartados e neutralizado na Estação de Tratamento de Efluentes Líquidos gerando resíduo após o tratamento.  

 

Este processo possui um elevado custo operacional devido à necessidade de consumo de calcário e cal para neutralização, além da necessidade de adequação do pátio de secagem, espaço para armazenagem e operação de dragagem destes resíduos. 

 
Diante disso, a empresa desenvolveu um novo produto chamado BaSiCa PRO, obtido pela neutralização direta do ácido fluossilícico com cal virgem, produzindo valor agronômico agregado e aumentando o ciclo de vida dos recursos naturais. 

 

A empresa utiliza o índice técnico de consumo do calcário (t calcário/m³ água descartada) na ETEL (Estação de Tratamento de Efluente Líquido) de UBA 3 (Unidade de Uberaba 03) como base para o cálculo e contabilização da redução dos gases emitidos. 

 

O projeto faz parte de iniciativa net-zero da empresa, com meta até 2040. 

Resultados e Objetivos

 

– Redução significativa da geração de resíduos das lagoas de tratamento; 
– Redução das operações de dragagem nas lagoas de tratamento; 
– Redução do risco de arraste de sólidos para recursos hídricos próximos; 
– Redução dos custos com pátio de secagem de resíduos das lagoas de tratamento; 
– Produto de valor agronômico agregado que aumenta a disponibilidade de nutrientes como fósforo, cálcio e sílica; auxilia na redução de toxicidade de alumínio e aumenta o pH.