O QUE É
O projeto teve como principal objetivo transformar o processo produtivo de Ácido Fosfórico (H3PO4), assim como o manejo de seus resíduos, rejeitos e subprodutos, de forma a mitigar seu impacto ao meio ambiente, nas operações da Mosaic no Complexo Industrial de Uberaba.
Ao adotar novos processos de filtragem e tratamento dos subprodutos dos reatores utilizados para a reação que possibilita a produção do ácido Fosfórico (H3PO$), insumo fundamental da cadeia de produção de fertilizantes, a companhia conseguiu que parte deste subproduto, anteriormente descartado do processo produtivo, pudesse ser reaproveitado como um produto secundário, integrado ao portfólio da empresa.
Este desenvolvimento possibilitou a redução de novas áreas de empilhamento de gesso e dos riscos ambientais desta estocagem. A água ácida gerada é recuperada para um circuito de lagoas juntamente com as contribuições pluviométricas, sendo reciclada para o processo em sua grande parte. O excedente é direcionado para o sistema de tratamento de efluentes (ETEL).
Resultados e Objetivos
– Transição do uso do gesso, de resíduo da produção dos fertilizantes para produto de uso na agricultura (gesso agrícola) e também na construção civil (gesso químico).
– Capacidade atual de expedição de gesso de 5.500 t/ano, que antes seriam destinados a pilha de gesso.
– Aumento da resiliência climática das plantas, com o uso do fosfogesso, promovendo adaptação da agricultura às mudanças climáticas.
Mais Projetos da Mosaic Fertilizantes
MOSAIC FERTILIZANTES
MOSAIC FERTILIZANTES