Brasil Pelo Meio Ambiente

O QUE É

O Programa Petrobras Socioambiental reúne, desde 2003, os investimentos socioambientais voluntários da companhia, cujo propósito é contribuir para a sustentabilidade do negócio, apoiando iniciativas socioambientais que gerem valor para a Petrobras e para a sociedade.

O projeto é desenvolvido em parceria com organizações da sociedade civil, com o objetivo de fortalecer o diálogo com as comunidades onde há atuação da companhia, impulsionar a produção de conhecimento relevante para o negócio, promover transformações sociais e ambientais positivas na sociedade e fortalecer a reputação ambientalista da Petrobras com a disseminação de seus valores em quatro linhas de atuação, dentre elas, “Florestas”.

São gerados benefícios sociais e ambientais como a conservação da biodiversidade associada, geração de renda pelo suporte às cadeias produtivas locais, promoção da equidade de gênero, segurança alimentar, manutenção serviços ecossistêmicos, desenvolvimento de inventários florestais, capacitação das comunidades além da geração de conhecimento e constituição de base de dados georreferenciada.

 

O projeto está em execução

Resultados e Objetivos

A carteira de projetos com foco em Florestas do Programa Petrobras Socioambiental é dinâmica e, em 2021, contava com 17 projetos em execução e, em 2022, mais quatro novos, resultantes de seleção pública, estão sendo adicionados à carteira, cuja execução ocorrerá até o ano de 2025.

Em 2021, foram apoiados projetos que atuaram, ao longo da sua realização, na recuperação ou conservação direta de cerca de 175 mil hectares de florestas e áreas naturais da Mata Atlântica, Amazônia, Caatinga e Cerrado, contribuindo para a mitigação das emissões de gases de efeito estufa devido ao desmatamento no Brasil.

Os projetos abrangeram mais de 17 mil participantes nas suas ações, como capacitações e apoio técnico à restauração e comercialização de produtos florestais ou em ações de educação ambiental. Foram mais de 2.000 pessoas em formação neste tema e 64 publicações técnicas ou científicas produzidas.

O benefício estimado dos esforços realizados desde 2013 até o momento por estes projetos é de cerca de 1,3 milhão de tCO2 e, dos quais 95,5 mil tCO2 e referem-se à remoção líquida por ações de recuperação e reconversão produtiva e 1,2 milhão tCO2 e, às emissões evitadas por meio de ações que previnem o desmatamento e a degradação florestal. Estes valores representam os resultados acumulados até 2021 em projetos vigentes no referido ano, considerando, em média, um período de 5 anos. Os resultados foram reportados pelos projetos com os quais compartilhamos um guia metodológico elaborado em 2019, com o objetivo de orientar a quantificação de carbono por meio do estabelecimento de referências técnicas.

MAIS INFORMAÇÕES