Brasil Pelo Meio Ambiente

Transição para Economia de Baixo Carbono

Klabin S.A.

O QUE É

Adoção de tecnologias para: construção de uma planta de Gaseificação de Biomassa, que fornece o gás de síntese, combustível renovável, ao Forno de Cal, um equipamento que faz parte do sistema de recuperação dos químicos usados na produção de celulose, substituindo o uso de combustível de origem fóssil; e uma planta que produz o Tall Oil, ou óleo de pínus, um combustível renovável, muito parecido com o óleo combustível, produzido das resinas naturais desta espécie, extraídas no processo de produção de celulose. Vale reforçar que este processo gera um licor preto, que contém os demais constituintes da madeira que não as fibras de celulose. Este licor é usado como principal combustível para a cogeração de vapor e energia para todo o processo produtivo, fornecendo uma energia de fonte renovável para o consumo da empresa, com excedente sendo disponibilizado ao Sistema Interligado Nacional. 

O projeto possui certificação externa – Green Domus e ISSO 50001:2018 

 

O projeto faz parte de uma iniciativa net zero com prazo para 2050 

Resultados e Objetivos

Redução de 67% de emissões específicas de CO2 entre 2003 e 2021;  

90% da matriz energética da empresa já é renovável atualmente, com a meta estabelecida de chegar a, no mínimo, 92% em 2030. 

Conforme as metas aprovadas pela Klabin junto à Science Based Targets initiative (SBTi), em 2021, a empresa tem o compromisso de reduzir as emissões de GEE dos escopos 1 e 2 em 25% por tonelada de celulose, papel e embalagens até 2025, e em 49% por tonelada de celulose, papel e embalagens até 2035. 

MAIS INFORMAÇÕES

pt_BRPT