Brasil Pelo Meio Ambiente

O QUE É

O projeto teve como principal objetivo substituir o gelo seco, utilizado pelo grupo para acondicionar as amostras de sangue e soro que têm estabilidade em temperatura abaixo de -20ºC, por caixas de transporte congeladas.

 

O gelo seco provém de uma energia suja, não renovável, sendo um insumo de difícil obtenção e alto custo. Como é um insumo de rápida sublimação, é necessário utilizar grande quantidade para garantir a amostra congelada durante todo o trajeto do ponto de coleta até a área técnica. A sua manipulação pode causar queimaduras na pele do colaborador e problemas ergonômicos nas atividades de separação diária de grandes quantidades; além de reduzir a vida útil das caixas de transporte.

 

O objetivo deste projeto é utilizar a caixa congelada para substituir o gelo seco, reduzindo riscos e melhorando a qualidade de vida da equipe, reduzir o desafio logístico e o impacto no meio ambiente.

Resultados e Objetivos

  • O projeto substituiu o gelo seco por 220 caixas congeladas na operação, em 60 sites no trecho SP-RJ trazendo ganho sustentável, de qualidade e financeiro impactando positivamente na margem do negócio.

  •  

    Desde 2020 a substituição do gelo seco pelas caixas congeladas, possibilitou a redução da emissão de aprox. 200 ton. de CO2